Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os Samaritanos


"Não ireis pelos caminhos dos Gentios, nem entreis nas cidades dos Samaritanos,
mas ide antes às ovelhas perdidas da Casa de Israel". - (Mateus, 10:5-6)

Após a morte do rei Salomão, houve profunda divergência no seio das 12 tribos de Israel. Apenas duas delas — as de Judá e de Benjamim, mantiveram-se fiéis a Roboão, filho de Salomão, que havia herdado o trono. As outras dez formaram em Samaria o Reino Dissidente de Israel, sob o domínio de Jeroboão, um homem que estivera exilado no Egito.
A capital da Samaria passou a chamar-se Augusta, em grego Sebaste, em homenagem ao imperador romano.
A Samaria passou a ser, assim, uma das quatro divisões da Palestina. Após essa cisão, os Samaritanos estiveram sempre em luta contra os reis de Judá e passaram a considerar apenas o Pentateuco (os cinco livros de Moisés), rejeitando todos os outros livros do Antigo Testamento.
Para não precisarem mais ir a Jerusalém em dias de festa, adotaram várias reformas estruturais, passando a adoração a Deus a ser feita no monte Gerizim.
Para os judeus ortodoxos, os Samaritanos eram considerados heréticos, desprezados, anatematizados e perseguidos, embora a origem das crenças de ambas as facções fosse a mesma. Eles eram os Protestantes da época.


 

Os Samaritanos eram mais aferrados aos tradicionalismos que os judeus ortodoxos. Por isso, Jesus Cristo, levando em conta que a sua missão na Terra duraria pouco tempo, recomendou aos Apóstolos:
"Não ireis pê­los caminhos dos gentios, nem entreis nas cidades dos Samaritanos, mas ide antes às ovelhas perdidas da Casa de Israel." (Mateus, 10:5-6). O Evangelho de Lucas (9:51-56) afirma que, certa vez, passando pela Samaria, Jesus e os seus Apóstolos não foram bem-recebidos, porque foram identificados como judeus ortodoxos. Por conseguinte, tiveram que procurar outro pouso fora do território dos Samaritanos.
Possivelmente, o Mestre achava que não era de bom alvitre apregoar os Evangelhos aos Gentios e aos Samaritanos naquela época. Os primeiros, porque eram politeístas e, como decorrência, a tarefa seria muito mais difícil; os outros, porque, embora fossem monoteístas, não aceitavam os ensinamentos contidos nos livros dos profetas, mas somente os de Moisés.
Em consequência, Jesus recomendou aos Apóstolos e discípulos que procurassem antes as ovelhas desgarradas da Casa de Israel, pois muito restava fazer entre os judeus ortodoxos. Isso não representava nenhuma espécie de menosprezo de Jesus pelos Gentios e pelos Samaritanos, dada a sua Doutrina possuir cunho universal.
A missão de converter Gentios e Samaritanos ficaria a cargo de Paulo de Tarso e outros companheiros, que iniciariam novo apostolado, logo após a crucificação de Jesus Cristo.


 
Na verdade, com o objetivo de demonstrar aos judeus ortodoxos que os Samaritanos eram muito mais caridosos do que eles, o Mestre deixou bem claro, na "Parábola do Bom Samaritano", que, enquanto o Sacerdote e o Levita passaram pelo moribundo sem lhe prestar nenhuma assistência, o Samaritano, que ia por ali, assistiu o enfermo do modo mais completo possível; curou suas chagas, e levou-o até uma estalagem, pagando as despesas e comprometendo-se a ressarcir o dono da estalagem de qualquer outro gasto que tivesse, o que faria em nova visita à cidade. (Lucas, 10:33-37)
Na cura dos dez leprosos, narrada em (Lucas, 17:11-19) observamos que, dentre os dez que foram curados, um deles, apenas, um Samaritano, voltou para agradecer a Jesus a cura operada e erguer os pensamentos a Deus, rendendo-lhe graças pelo benefício recebido.
Uma das mais belas páginas dos Evangelhos foi o colóquio de Jesus com uma Mulher Samaritana, nas proximidades do poço de Jacó. (João, 4:1-24).
Ali, Jesus esclareceu à Samaritana que Deus é Espírito e deseja ser adorado pelos verdadeiros adoradores, acrescentando que chegaria um dia em que Deus não seria mais adorado em Jerusalém (como faziam os judeus ortodoxos), nem no monte Gerizim (como faziam os Samaritanos), mas seria adorado em Espírito e Verdade, sem nenhuma postura, sem nenhum formalismo.
Paulo A. Godoy
Fonte:comunidadeespirita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...